Se você acompanha as grandes inovações do mundo da soldagem industrial, provavelmente já deve ter se deparado com as famosas máquinas de solda a laser. Alta velocidade de produção e cordões com acabamento perfeito definitivamente chamam a atenção, mas será que a solda a laser realmente é a escolha certa pra você?
No artigo de hoje envolvemos nosso Técnico em Aplicações responsável pelas demonstrações de solda a laser, Fernando Freitas, para te explicar como funciona o processo, quais são os tipos de máquinas disponíveis no mercado, suas vantagens e o que levar em conta antes de investir num equipamento desse.
O que é solda a laser?
Em 1960, cientistas descobriram que era possível usar feixes de luz amplificados para gerar calor intenso e controlado, e a partir daí o uso do laser na soldagem começou a ser difundido em vários lugares do mundo.
Ou seja, a solda a laser nada mais é que um feixe de luz intensa que derrete materiais (geralmente metálicos) em suas junções, para que elas se fundam em uma única peça.
Com o avanço da tecnologia de lasers de fibra óptica e de estado sólido, a solda a laser se tornou uma grande aposta para indústrias que buscavam quebrar as limitações dos métodos convencionais de soldagem, como o retrabalho constante, distorção térmica e mão de obra improdutiva, só para citar algumas.

Como uma máquina de solda a laser funciona
A máquina de soldagem a laser funciona da seguinte forma: a concentração de energia em um único ponto, feita através do um feixe de luz de alta potência, atinge a superfície do metal e a aquece até chegar em ponto de fusão. Esse feixe pode ser contínuo (indicado para trabalhos que demandam mais penetração) ou pulsado (para projetos mais delicados, de alta precisão), dependendo do tipo de aplicação. Veja abaixo:

O equipamento completo de solda a laser contém uma fonte (à esquerda), um cabeçote alimentador de arame (à direita), uma tocha, uma guia de arame e bicos de contato.

Tipos de máquina de solda a laser
Apesar de todas as máquinas seguirem os princípios de funcionamento que comentamos acima, no mercado podemos encontrar três principais tipos de equipamentos de soldagem a laser – que são diferenciados, basicamente, pela forma em que geram seus feixes de luz. São eles:
Máquina a laser de fibra óptica
É uma das mais usadas no mercado por soldar diversos materiais, incluindo aço carbono, inox e alumínio. Eficiente, faz cordões de solda com alta penetração e pouca deformação térmica.
Máquina a laser de diodo
Opção mais acessível, porém com menor potência que o equipamento de fibra óptica. Pode ser usada para soldar chapas finas e componentes eletrônicos, em trabalhos que não exigem muita penetração de solda.
Máquina a laser de CO₂
Adequada para aplicações de solda e corte em materiais não metálicos ou chapas muito espessas. Trabalha com um processo lento, mas potente.
Vantagens da solda a laser: Por que escolher esse processo?
Rápida, prática e de alta qualidade, a solda a laser ganhou espaço na indústria rapidamente, principalmente nos setores automotivo, aeroespacial, eletrônico e de metalurgia.
Para entender o motivo dessa transição, vamos comparar a eficiência do laser com a da solda TIG, processo muito usado para esses tipos de aplicação, para ilustrar essas vantagens:
| Característica | Solda TIG | Solda a Laser |
| Velocidade | Processo lento que exige mais tempo e habilidade | Até 4x mais rápida que métodos convencionais |
| Eficiência energética | Alto consumo de energia devido ao arco elétrico constante | Menor consumo de energia pois o calor se concentra apenas no ponto de fusão |
| Manuseio | Exige alta experiência e destreza do soldador | Fácil de soldar com tocha simples de manusear |
| Materiais compatíveis | Principalmente aço carbono, inox e alumínio | Aço carbono, inox, alumínio, titânio, cobre e até joias |
| Custo | Exige maior quantidade de insumos fora o gás argônio, que é equivalente ao laser | Exige menos insumos e gera menos desperdício |
Resumidamente, uma máquina de solda a laser garante um rápido retorno sobre investimento por aumentar a capacidade da sua linha de produção, tudo sem acrescentar mão de obra.
Vamos colocar num exemplo prático: suponha que, por dia, a sua indústria produza 100 cordões de solda de 25 cm cada, usando solda TIG. Com uma máquina de soldagem a laser, você tem a possibilidade de triplicar esse número, uma vez que o processo a laser é mais rápido, fácil de ser aprendido e de ser realizado pelo soldador.
Além de todos esses benefícios para a linha de produção, a solda a laser é um processo mais seguro para o operador do que os processos MIG/MAG e TIG. Afinal, não tem tanta exposição à radiação UV e IR, gera menos fumos tóxicos e o risco de choque elétrico é reduzido.
Como escolher a melhor máquina de solda a laser para o seu negócio?
Se você pensa em investir em um equipamento de solda a laser, já deve saber que essa tecnologia trará mais produtividade e qualidade pra sua indústria. Mas, se você quer ter certeza de que a soldagem a laser realmente serve para o seu processo, leve em consideração o seguinte checklist antes da compra:
Tenho ou estou disposto a ter um ambiente controlado, livre de umidade, poeira e vento forte
Necessito de um cordão com estética impecável e aparente
Tenho problemas com distorção de chapas finas na soldagem tradicional
Tenho uma produção em larga escala que demanda soldas precisas, principalmente em inox e alumínio
Quero triplicar minha produtividade sem perder qualidade
Tenho ciência de que o custo inicial é elevado, mas terá um rápido retorno lucrativo
Marcou a maioria dos itens acima? Então está na hora de dar o próximo passo e conhecer a máquina de solda a laser LQ 1500/2000 da Boxer Soldas.

O que a LQ 1500/2000 oferece
Solda limpa e sem escórias
Oferece um processo de soldagem a laser sem resíduos de escória ou impurezas no cordão.
Mais versatilidade e precisão
Atende os processos de solda a laser, corte e limpeza com excelência, tem usabilidade mais simples do que máquinas comuns.
Soldagem com e sem arame
Este equipamento a laser oferece modos de soldagem com arame e solda autógena.
Solde mais em menos tempo
O alimentador de arame duplo é opcional e possui dois motores de arame para oferecer mais possibilidades de solda.
Laser pulsado
Ajuda no processo de soldagem a laser, intercalando entre corrente de pico e base, para unir materiais com precisão.
O mercado está cada vez mais competitivo, e adotar uma tecnologia de ponta como a solda a laser pode colocar sua empresa à frente da concorrência.
Quer saber mais da máquina LQ 1500/2000? Preencha o formulário abaixo, agende uma demonstração prática com nossos especialistas e descubra como esse equipamento pode elevar o nível da sua produção.